Um pouco de um monte de coisas sobre artes, música, enfim, cultura… Seja ela útil ou não!

Apenas uma APRECIAÇÃO crítica

GUIA AFETIVO DA PERIFERIA

FAUSTINI, Vinícius

Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

183 páginas.

O Guia Afetivo da Periferia, de Marcus Vinícius Faustini, é um clássico e raro exemplar da exteriorização em forma de narrativa literária da memória afetiva que segue enraizada na existência do autor. Nele ele narra sua vivência e suas experiências na periferia carioca, em uma narrativa leve e descontraída que embala a leitura de uma forma cadenciada, tem ritmo e compasso.

Mais que uma narrativa de suas peripécias entre periferia, centro e zona sul, suas lembranças familiares, seus trajetos ferroviários, suas incursões noturnas no 839 rumo ao Cezarão, após dormir no banco do Souza Aguiar, suas investidas culturais sempre aliadas a sua “recessão econômica” recorrente, dentre outras imagens que nos são por ele narradas e ganham vida por meio de uma linguagem simples e, por isso, intimista. Sua exposição narrativa é aliada ainda a um apelo visual que torna o livro atrativo visualmente falando. Sua capa com imagens sobrepostas fazem um “link” perfeito com o título, remetendo as lembranças que nos chegam de forma fluída, inconstante e desordenada. Suas imagens internas ganham um tom pixelizado ao mesmo tempo em que o PB dá o ar nostálgico e saudosista de memórias e lembranças.

De uma maneira geral, o Guia Afetivo da Periferia traz a tona a realidade não só de inúmeros cariocas, mas também de um sem número de brasileiros. A mim, particularmente me remeteu a diversas experiências vividas, o que me deu a sensação de compartilhar de muitas peripécias ali citadas. O que apenas me deixou uma sensação de vazio foi a maneira como o livro foi finalizado, acho que merecia uma ponte entre aquelas experiências e as suas atuais realizações, como forma de reflexão em como estas contribuíram para a concepção do que hoje é o autor.

Luana Medeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s