Um pouco de um monte de coisas sobre artes, música, enfim, cultura… Seja ela útil ou não!

E lá se vai mais de meio século de “viralatice”

Passou-se mais de meio século desde que Nelson Rodrigues escreveu sua crônica a respeito do complexo de vira-latas que, nós brasileiros,temos e ainda o verbo permanece no presente. Nós, sim, ainda hoje possuimos esse estigma de precisar que haja um reconhecimento e validação externos para que consideremos algo nosso valoroso.

Na época, o tema/objeto utilizado pelo autor foi a seleção que ia para mais uma Copa do Mundo desacreditada. E, depois de tantos anos, o que mudou? Quase nada. Certo, ganhamos mais alguns títulos. Mas, em compensação ganhamos também piadas internas e externas com episódios como a perda do título na França justamente no ano em que o país anfitrião comemorava o centenário de alguma importante conquista, apesar de nossa seleção ter feito bela campanha. E o que dizer então da última Copa, na qual fizemos uma estreia vergonhosa mesmo pegando o adversário mais fraco. Não perdemos, mas deveríamos, assim como foi merecida nossa eliminação, que ainda acho que tardou a acontecer.

Quanto a cultura entristece-me tecer qualquer tipo de comentário, pois ainda somos vira-latas. É notória a evolução tanto técnica quanto em relação ao que vem sendo produzido e apresentado ao público. No cinema, por exemplo, várias obras de conteúdo e qualidade e também “blockbusters”, mas mesmo com indicaçõesao prêmio-mor do cinema, o povo brasileiro ainda se mantém relutante em prestigir o que é nosso.

A síndrome de vira-lata está no sangue, nem me atrevo a discursar a respeito de música. Porque não temos a cultura de festivais como tantos outros países é a pergunta que me faço constantemente. Resposta: sempre a espera pelo reconhecimento do puro-sangue, porque simplesmente o brasileiro não se garante, não acredita, nem muito menos ousa a conhecer e quiçá reconhecer o que tem.

Luana Medeiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s