Um pouco de um monte de coisas sobre artes, música, enfim, cultura… Seja ela útil ou não!

Linguagem e opinião

Opinião, ponto de vista, senso crítico. Há inúmeras denominações e sejam lá quais forem os vocábulos empregados para indicá-las o que, de fato, é curioso é que são nada mais que nossos pensamentos sobre determinados assuntos, pessoas ou situações.

Todo indivíduo tem suas próprias concepções e muitos fatores contribuem para o desenvolvimento do seu pensamento crítico, melhor dizendo, tudo e/ou todos com quem se relaciona. Seus sentidos, interações, arte, música, dança, esporte etc. Mas, a fala e a palavra aliadas ao visual (na maioria das vezes a união desses dois elementos otimiza os resultados) são ferramentas de valor, porque não dizer históricos, na construção de ideias individuais e coletivas.

Os textos, poemas e músicas têm grande peso e realizam de maneira sutil, e muitas vezes metafórica, essa função. A palavra é uma das formas de persuasão mais eficientes e, compartilhando do conceito de Wittgenstein, “sem a língua nós não poderíamos influenciar uns aos outros de determinadas maneiras”. Um dos exemplos desse poder persuasivo e contestador foi o uso de mensagens subliminares contra a ditadura por compositores da MPB em diversas canções, como Roda Viva, de Chico Buarque.

Luana Medeiros

Anúncios

Uma resposta

  1. Mariana

    Temos que aprender a respeitar e a influenciar 🙂

    25/04/2011 às 3:34 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s