Um pouco de um monte de coisas sobre artes, música, enfim, cultura… Seja ela útil ou não!

Com 16 eu posso optar, mas só por votar

Presidente eleita e todas as manifestações e propagandas eleitorais findadas, gostaria de exteriorizar minha oposição e até indignação em relação ao voto opcional a partir dos 16 anos.

Aos 16 não é permitido tirar habilitação, não é autorizada a entrada em boates, determinadas casas de show, bares, salões de jogos, há classificação etária inapropriada para menores de 18 anos (ou seja, aos 16 você está fora), não é liberada a venda de bebidas alcoólicas, entre outras ações.

E quais as justificativas para isso? Bem, aos 16 anos você não pode ter habilitação porque não é um cidadão responsável para guiar e pode expor você mesmo e terceiros a qualquer situação de risco e, justamente, por ainda estar em construção de sua identidade não é “aconselhável” que frequente determinados lugares e assista ou tenha acesso a certos conteúdos, assim como também acarreta na degradação de sua personalidade e integridade física.

É uma total hipocrisia essa concessão e aparente exercício da democracia, uma vez que aos 16 anos você é proibido de tomar uma infinidade de atitudes, mas pode definir o futuro da nação. Mas, sim, é possível que sejam negados trocentos direitos e que se libere opcionalmente um dever que é um direito e vice-versa.

A pergunta que não quer calar é: será que ninguém se atenta para o real propósito da situação? É evidente que toda a campanha em prol do exercício do voto a partir dos 16 anos é a crescente necessidade de conquistar e ampliar mais e mais o eleitorado. A política se torna a cada dia mais lucrativa e a cada eleição surgem mais candidatos. Temos que refletir sobre o que de fato é direito e o que é dever.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s